O objectivo do Super-Atletismo é informar, não é desfazer a Federação de Atletismo em ataques descabidos e insensatos, pelo que, temos mesmo necessidade de esclarecer os nossos leitores sobre alguns dos comentários publicados pelos nossos leitores.
No dia de hoje analisamos vários documentos entregues pela Federação às Associações de Atletismo e esclarecemos desde já o seguinte:
Os duodécimos do ano de 2009 estão em dia, e fomos informados que desde 2007/2008 a Federação raramente se atrasa no pagamento de um duodécimo. No global, são pagos às 22 Associações distritais mais de 800 mil euros em duodécimos, distribuídos por um sistema de ponderação que tem em consideração vários factores. Ainda não conseguimos ter acesso ao documento que estabelece esses factores, mas procuraremos nos próximos dias publicar essa informação no nosso site.
Para lá dos duodécimos, fomos informados que os Directores Técnicos de cada Associação são pagos pela Federação Portuguesa de Atletismo, não conseguimos no entanto apurar o valor global desse apoio.
A FPA realiza vários tipos de estágio, segundo o Director Técnico de uma das principais Associações do país, existem estágios desde o sector juvenil, a estágios dos diferentes sectores, passando por estágios individualizados de atletas que estão na prepol.
A Federação de Atletismo não tem tido nos últimos tempos as suas competições transmitidas em directo pela televisão, não conhecemos a causa desta decisão, mas sabemos, pelos documentos analisados, nomeadamente o Plano de Actividades para 2009, que foram planeados 9 programas de televisão para a RTP2, não conseguimos confirmar que todos foram realizados, mas garantimos que assistimos a alguns deles.
Não conseguimos ainda apurar o valor dos fundos angariados pela Federação, contamos fazê-lo logo que nos seja disponibilizado o Relatório de Contas, mas sabemos que a FPA tem 3 grandes patrocinadores, Adidas, Kinder e Victoria.
Os atletas que vencem os Campeonatos de Portugal, obtendo determinadas marcas, são premiados com um subsídio financeiro, visto que os Campeonatos fazem parte do Circuito Premium da FPA. O regulamento está neste link http://www.fpatletismo.pt/xhtml/subcanais_n1.asp?id_subcanal_n1=405&id_canal=187&id_menu=6
Os juízes que actuam nas provas da Federação são pagos para isso, os cursos de formação dos vários níveis são gratuitos para os juízes que os querem frequentar, pagando ainda a Federação o alojamento e as refeições se os mesmos tiverem lugar em mais do que um dia. Os equipamentos que os juízes vestem nas provas são disponibilizados gratuitamente pelas Federação, no Futebol, cada Árbitro tem que comprar o seu próprio equipamento!
Expostos os factos, passamos a dar a nossa opinião:
A Federação de Atletismo não tem que apoiar tudo e todos quantos calcem umas sapatinhas. A questão de que apoio é dado aos infantis ou aos veteranos são ridículas na nossa opinião e mostram da parte de quem as coloca um total desconhecimento das realidades desportivas mundiais. Será que alguém quer atribuir bolsas de alta competição a infantis ou a veteranos?
Mas mesmo assim, as competições que se realizam um pouco por todo o lado não nascem por geração espontânea, quem as financia? Não será a Federação através das suas Associações? E as concentrações para os escalões de formação que muitas Associações realizam, quem as financia? Não será a Federação através das suas Associações? E as formações de Treinadores dos vários níveis existentes, quem as financia? Não será a Federação?
É interessante ver os ataques cerrados que muitos dos comentadores fazem a Fernando Mota. Nos últimos 12 meses tiveram lugar 2 actos eleitorais na Federação de Atletismo, quantas listas apareceram? Uma, encabeçada por Fernando Mota, porque? Se têm ideias, se têm diferente formas de pensar o Atletismo, não basta vir para Bogs, escondidos atrás de um anonimato dizer que está mal e que se devia fazer de outra forma, é preciso dar a cara, é preciso apresentar essas ideias aos associados da Federação.
A demissão de Luís Leite teve algum peso no mundo do atletismo, não negamos, mas não podemos fazer disso o vento que destrói um castelo de cartas. É certo que muita coisa está mal na Federação de Atletismo, mas não está tudo mal, há muita coisa que devemos valorizar, como o apoio financeiro que a Federação presta às Associações de Atletismo, que por sua vez apoiam clubes e atletas. Sabemos de Associações que suportam o seguro desportivo dos atletas dos escalões de formação, não será isso um apoio?
Um dos comentários anónimos apela para se ser pelo Atletismo e não pelo anti-atletismo, da nossa parte, reforçamos o apelo, SEJAM PELO ATLETISMO!
2 comentários:
A criação de um blog é pessoal, de expressão das suas opiniões e quanto a isso, ninguém pode criticar o que quer que seja.
O seu criador está no seu direito de se exprimir contra ou a favor qualquer assunto sem que seja obrigado a aceitar comentários de quem quer que seja.
Mas o criador de um blog ao permitir comentários aceita que haja pessoas com opiniões diferentes das suas.
Lamentavelmente e fazendo a apologia do trabalho feito, vem este blog comentar uns comentários sem dai resulte algum esclarecimento ao leitor.
Se este blog é pró federação, está no seu direito. Agora se gosta de atletismo, como parece ser o caso, também tem que ouvir algumas criticas. Ou não?
Nota-se que é um entusiasta da modalidade mas anda um pouco fora da realidade. Ora veja:
- Os atletas sobrevivem à conta dos clubes e pouco mais
- Os juizes são pagos mas tarde e más horas ( às vezes com anos de atraso) e caso não saiba todas as despesas de equipamento, alimentação, deslocação são por conta do juiz. Claro que isso varia de associação para associação mas regra geral é assim.
Os infantis ou os veteranos têm o mesmo direito a competir e a ter apoios como os demais escalões. sem os infantis não há iniciados e assim sucessivamente e ninguém alguma vez falou em bolsas de alta competição. Isso prova que só pensa nos atletas já formados e com expressão. Para poder captar atletas há que investir em atletas desde pequenos ou pensa que eles aparecem com o estalar dos dedos?
A maior parte das competições que se realizam por todo o lado, nomeadamente na estrada, resulta da carolice de alguns, do apoio das câmaras municipais e pouco mais. Na pista resulta do dinamismo do Director Técnico e do poder de sacrifício de atletas, dirigente e sobretudo juízes. Apoio da FPA? Deve estar a brincar. Aconselho-o a documentar-se.
Fala ainda do apoio que as associações dão aos seus clubes? Se se refere ao apoio financeiro, uma mais vez mais anda completamente fora da realidade.
Há muitas coisas boas dentro da FPA, isso há, mas normalmente para os mesmos.
Deixe-me dar-lhe um conselho grátis: Sai da sua poltrona e percorra as Associações e talvez perceba melhor o que é o atletismo real em Portugal. Não aquele que se apregoa com os exitos do Nelson Évora ou do Francis Obikuelu mas sim o atletismo que faz o infantil X e o veterano Y.
Caro anónimo,
Agradecemos a sua participação.
Gostariamos de esclarecer que este Blog é mantido por mais do que uma pessoa, com opiniões distintas sobre a realidade do atletismo em Portugal, e não somos um Blog Pró-Federação como quer dar a entender, mas também não somos um Blog Anti-Atletismo como parece ser o seu caso.
Não necessitamos de correr as Associações porque já o fazemos, somos de Associações de realidades distintas, e conhecemos bem o trabalho que por aí se faz.
Não precisamos de nos documentar, porque estamos muito bem documentados, o que já não parece ser o seu caso, pois fala das coisas sem as conhecer, e obviamente que cai no ridículo com algumas das suas afirmações.
Deixamos-lhe um desafio, se tem uma opinião tão formada sobre o Atletismo, se sabe o caminho que se deve seguir para o desenvolvimento da modalidade, nós estamos dispostos a publicar as suas ideias, o nosso e-mail é conhecido, superatletismo@gmail.com .
Não se limite a dizer que está mal, apresente as suas soluções, nós publicamos.
Enviar um comentário