segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A influência dos resultados eleitorais no Atletismo

Ontem, o pais foi a votos e o povo português deu a vitória ao Partido Socialista. Como é que os resultados eleitorais influenciam o atletismo?
A vitória do Partido Socialista pode significar a manutenção da politica desportiva que tem vindo a ser seguida no nosso país. Se se vaticinava a suspensão de algumas obras importantes para a modalidade com uma vitória Social Democrata, como o Centro de Alto Rendimento do Jamor, esse vaticínio caí por terra com os resultados eleitorais.
O facto da vitória socialista não ser convincente, pode obrigar o PS a fazer coligações, e é aqui que podem existir alterações, já que coligados, PS e CDS conseguem maioria absoluta, garantindo a estabilidade governativa para os próximos 4 anos.
A principal curiosidade do período pós-eleitoral, será saber se Laurentino Dias se mantém como Secretario de Estado da Juventude e do Desporto. É conhecida a simpatia que Laurentino Dias tem pela modalidade, já vestiu e continua a vestir a camisola da selecção nacional, faz elogios públicos à modalidade nos mais diversos locais, tem projectos em conjunto com a modalidade, como o recentemente apresentado Programa Nacional da Marcha e da Corrida.
Outras da curiosidades será saber quem será o Presidente do Instituto de Desporto de Portugal, também são conhecidas as divergências entre a Federação de Atletismo e o Luís Sardinha, actual presidente do IDP.
Analisando os vários cenários, o mais vantajoso para a modalidade seria que Laurentino Dias se mantivesse como Secretario de Estado, mantendo o PS, em caso de coligação, a tutela da pasta do Desporto.
As mudanças no Instituto do Desporto são faladas nos bastidores há muito tempo, podendo o PS aproveitar o início de uma nova legislatura para fazer essa alteração, falando-se já em nomes para suceder a Luís Sardinha.
Se numa coligação com o CDS parece claro que o PS deverá manter a pasta do Desporto, o mesmo já não parece tão claro que os socialistas conseguirem um entendimento com os sociais democratas para a formação de um bloco central, o que só deverá acontecer com a saída da actual líder do PSD.
Qualquer que seja o cenário, é cedo para se especular sobre as implicações destas eleições na modalidade, esperaremos pelas eleições autárquicas, também elas importantes para o Atletismo, nomeadamente em Concelhos como Leiria, Pombal, Espinho, Mealhada, Maia, Lisboa e Oeiras, centros importantes no desenvolvimento da modalidade.

Sem comentários: